Não deixe a escola interferir na sua educação - Uma reflexão pessoal sobre a escola

"Não deixe a escola interferir na sua educação". Mark Twain

Desde o ensino fundamental, sempre aprendi mais em períodos de férias, quando tinha tempo livre pra ler e estudar o que quisesse. Lembro da felicidade e do alívio que eu sentia quando as aulas acabavam e a excitação para os meses de descoberta que viriam. (E olhe que eu geralmente era o "melhor" aluno da turma, medido na régua estúpida das notas). 

Mesmo da escola, incluindo a Universidade, o que fica são menos os conteúdos e muito mais as conversas com amigos e professores, a observação da própria realidade, a reflexão, o contato com ideias diferentes, as atividades em que se engaja por livre escolha, os desafios, vitórias e fracassos que te ensinam. 

Pelo menos 90% do tempo dedicado à educação formal não serve pra NADA. Apenas satisfaz as exigências da burocracia educacional e da formatação das mentes. Rotinas sem sentido, obediência mecânica. 

Lembro de outra frase, atribuída ao Einstein, que ilustra isto: 

"Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou".

Infelizmente, porém, nem tudo da escola se esquece. Ela geralmente deixa marcas permanentes. E os "marcados" passam a replicar aquela lógica medíocre e de escassez. Uma lógica que pressupõe que as pessoas são estúpidas, que precisam ser "ensinadas", que precisam ser obrigadas a "aprender", que o conhecimento é uma coisa individual (e não um resultado da interação), que precisam competir para provar quem "aprendeu mais", que precisam acreditar na autoridade do "professor".

Uma fórmula perfeita pra evitar a criação, a colaboração e a genialidade humana.

(Post original no Facebook)

0 comentários:

Copyright © 2013 Algo + and Blogger Templates - Anime OST.