Tributo a Carl Sagan

Há 16 anos falecia Carl Sagan, o maior divulgador da ciência de todos os tempos e um verdadeiro herói na minha adolescência. Continua a ser um fonte de inspiração para mim.



Sagan tinha uma inteligência rara e uma capacidade única de transformar complexas teorias científicas em visões instigantes, poéticas e compreensíveis para o grande público. Sem nunca abrir mão da mais rigorosa fundamentação científica, Sagan o tempo todo nos lembrava que vivemos em um universo mágico e extraordinário.


Foi lendo seus livros que eu comecei a compreender sistematicamente os grandes danos ambientais que a espécie humana está causando ao planeta e suas graves consequências. Meu comprometimento com a causa ambiental se deve muito a ele.

Mas não foi só isso. A coisa mais marcante na obra de Carl Sagan é a sua mensagem sobre a Unidade humana e sua pequenez. Trata-se de uma ética, uma ética planetária, sustentada pela evidência de nosso destino comum enquanto espécie e como parte de nosso planeta vivo. É também uma ética da humildade, por reconhecer a insignificância da Terra -- e, portanto, a nossa -- em termos Cósmicos; uma ética da Convivência, acreditando que podemos transcender os egoísmos e chauvinismos imediatistas em favor da unidade humana e da continuidade da vida; e, por fim, é uma ética da Verdade, fundamentada no método científico e na busca sincera de aprender com a Natureza e questionar as ilusões.

Seu legado é imenso e valiosíssimo. Cosmos é ainda uma obra-prima, que todos deveriam conhecer. Eu considero a melhor série científica de todos os tempos.

Muitos de seus livros -- como Dragões do Éden, O Mundo Assombrado Pelos Demonios, Bilhões e Bilhões, o clássicoCosmos, o genial romance Contato e o maravilhoso Pálido Ponto Azul -- ensinaram toda uma geração a amar a ciência, a investigação e o pensamento livre.

Sagan continua a deixar muitas saudades...

(Post no Facebook)

0 comentários:

Copyright © 2013 Algo + and Blogger Templates - Anime OST.